quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Salada de Salmão Fumado com Rúcula

DSCN5457

Esta salada é uma sugestão para uma refeição leve e para os amantes de salmão fumado. É uma das favoritas da minha cara metade e um escape para os dias quentes, em que a preguiça abunda.

Utilizei uma embalagem de salada lavada. Apesar de existirem vários estudos que referem que não é necessário lavar a salada/legumes embalados-lavados (o mais recente penso que foi da Deco), eu passo estes sempre por água.

Atenção, a salada/frutas/legumes devem ser sempre lavados com a água da torneira a correr. Claro que não deve abrir a torneira no seu máximo.

O salmão fumado já possui sal. Deve colocar muito pouco sal na salada.

Utilizei salmão da “Escócia”, porque o da Escócia e o da Irlanda são de boa qualidade. O salmão da Noruega geralmante é um peixe de cultura intensiva (aquacultura), enquanto os da Irlanda e da Escócia têm processos de cultura menos rápidos e mais próximos do natural.

Contudo tem que haver bom senso. Por vezes também consumo salmão da Noruega. O peixe de aquacultura é igualmente uma boa opção por ser mais económica. Nas aquaculturas seguem e cumprem as regras a que são obrigadas. Tive uma professora que repetia sempre nas aulas, “o mais importante é ter uma alimentação variada”, ou seja não comer só salmão, ir variando.

Há muitos anos comer salmão era um luxo. Actualmente o seu consumo é mais banal, isto porque existe a aquacultura. Bem, continua a ser um luxo comer salmão selvagem.

Ingredientes (2 pessoas):
  • Massa espiral integral de legumes
  • 1 Embalagem salada  lavada (varios tipos de alface) (utilizei metade do pacote)
  • 1 Embalagem tomates cherry biológicos
  • 1 Embalagem salmão fumado “Escócia”
  • Sal q.b.
  • Azeite q.b.
  • Vinagre Balsâmico q.b.
Num tacho com água e sal deve cozer a massa espiral  integral de legumes. Depois de cozida deve ser escorrida a água da massa. Deixar arrefecer a massa.

Deve lavar muito bem os tomates e cortá-los ao meio (pode igualmente passar por água a salada lavada).
Cortar o salmão em tiras.

Num prato (coloquei a salada directamente no prato) ou numa tigela colocar a massa, a salada, os tomates, o salmão e temperar com sal, azeite, vinagre. Mexer muito bem.

Sugestão: Temperar a salada com molho de iogurte.

3 comentários:

  1. Adorei a sugestão! Qual a marca de legumes lavados que compras? Tinhas-me falado que preferias biológicos, mas tanto no Lecrerc como no Pingo Doce não encontro nenhuma menção a serem biológicos ou não.

    ResponderEliminar
  2. Fuschia: No e.lecrer não existe marca branca biológico (eu pelo menos ainda não vi); o Pingo Doce tem algumas marcas brancas biológicas,contudo também nunca vi em salada. Ambas as superfícies têm saladas biológicas de outras marcas. Para identificares um produto biológico, deves procurar um símbolo, cujo exemplo se encontra ilustrado no seguinte site http://tinyurl.com/4xb5cpk

    Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar