terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Tortilhas chip” e “Folhadinhos com Salsichas”


Hoje apresento-vos duas entradas que utilizei numa sexta-feira à noite.

Eu adoro receber amigos em casa, embora ultimamente não tenha conseguido tantas vezes como gostaria. Este jantar foi numa sexta-feira, em que o dia foi atarefado com muito trabalho e algum cansaço. Para poupar tempo recorri a entradas fáceis de preparar e rápidas. Na véspera, adiantei o prato principal e fiz a sobremesa. Referente à sobremesa optei por uma receita barata e rápida.

Esta semana irei colocar as receitas do prato principal e da sobremesa. Voltando às entradas...

As “tortilhas chip” e o molho foram adquiridos no supermercado (comprei da marca branca do E.Leclerc). Vocês podem adquirir de outras marcas ao vosso gosto.

                  DSCN4402       DSCN4406
                 DSCN4412         DSCN4415

No mercado existem tortilhas normais, com queijo ou picantes. Eu optei por tortilhas normais e picantes e um molho pouco picante com pimentos (é tipo um molho mexicano que existe em qualquer supermercado). Uma combinação perfeita.

Uma outra entrada foram folhadinhos com salsichas. As salsichas são de porco e de cocktail. Para quem não gosta de salsichas de porco, podem optar por salsichas de aves ou de tofu.

Os folhadinhos de salsicha foram inspirados nos do blog As Minhas Receitas. Utilizei um cortante em formato de estrela. Tenho vários tamanhos de cortantes “estrela”. Escolhi o mais pequeno.

Pode utilizar cortantes diferentes, de acordo com o seu gosto. Eu tenho comprado vários cortantes de plástico (em promoções), desde estrelas, corações, borboletas e árvores de natal. Os meus foram baratos.


Ingredientes para os “Folhadinhos de Salsicha” (4 pessoas):
  • 1 Massa folhada fresca de compra rectângular
  • 1 Lata de salsichas de cocktail
  • 1Cortante em forma de estrela (tamanho mais pequeno)
  • Palitos para cada salsicha com o folhado
  • 1 Gema de ovo para pincelar
  • Água
Desenrolar a massa folhada fresca.

Com um cortante/cortador não muito grande, com a forma estrela/flor/coração/animal, cortar a massa, na quantidade, quantas salsichas tiver.

Lavar o ovo e partir. Bater a gema do ovo. De modo a diluir a gema de ovo, deve acrescentar um pouco de água (1colher de sobremesa) e misturar bem.

Aquecer o forno a 170ºC.

Colocar a massa cortada num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com a gema de ovo batido com um pouco de água.

Colocar no forno quente até a massa folhar (abrir) e ficar douradinha.

Entretanto deve cozer as salsichas em água. Após a cozedura, retirar as salsichas e deixar arrefecê-las.

Retirar do forno os folhados prontos. Deixar arrefecer os folhados.

Com um palito, colocar uma salsicha e por cima a massa folhada.

Empratar os folhadinhos de salsicha.

Sugestão: Cortar alguns folhados e não colocar salsichas (como na foto abaixo).

DSCN4418

2 comentários: