quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O meu jantar no Japonês


Ontem, na quarta-feira fui jantar a um restaurante japonês o “MusashiSushi Fusion”. Este restaurante encontra-se numa urbanização em São Domingos de Rana.

Ver o mapa maior

O Musashi tem uma particularidade muito gira, realiza jantares em casa com a presença de um Sushiman.

Decidi dedicar hoje um post  à cozinha do Japão. Eu adoro culinária japonesa, aliás uma das minhas viagens de sonho é ir ao Japão.

Muitas pessoas pensam que a alimentação japonesa consiste somente em Sushi e Sashimi…mas existem também os guisados, por exemplo.

Existe um prato clássico japonês que consiste em passar legumes ou peixe por um polme, seguidamente de uma fritura – a Tempura. Eu deliro com a tempura. Há muitos séculos atrás foram os jesuitas portugueses que levaram esta receita para o Japão. Os japoneses aperfeiçoaram-na.

Nós em Portugal temos os “peixinhos da Horta”, a receita mais semelhante à tempura.

No restaurante Japonês eu como sempre com os pauzinhos… embora por vezes um pouco desajeitadamente. Deixo-vos um pequeno vídeo a explicar como se deve pegar nos pauzinhos Bowl



A etiqueta japonesa é diferente da nossa cultura, a ocidental. Perante este facto decidi colocar alguns vídeos em português e inglês a ensinar um pouco como comer alimentos da cozinha japonesa.

Os próximos dois vídeos são brasileiros:







O próximo é americano:



O vídeo que se segue é japonês e ensina a tradição japonesa num restaurante, mas não se preocupe...tem legendas em inglês:



Confesso que já comprei dois livros sobre a culinária japonesa, pretendo aprender a fazer alguns pratos. A cozinha japonesa é muito disciplinada, onde a apresentação é muito exigente.

O Japão é um país onde o passado e o futuro convivem. Infelizmente há poucos meses foram vítimas da mãe natureza. Desejo no fundo do meu coração que recuperem bem e rapidamente (tanto quanto possível).

Nesta Terra do Sol Nascente, há muito tempo, o Imperador Tenmu decretou que não se podia consumir carne de vaca, cavalo, macaco ou frango. Desde então os japoneses tornaram-se os maiores consumidores de peixe. Para além do peixe, possuem uma dieta rica em algas, vegetais e frutos.

Os japoneses têm o seguinte ditado: "O peixe deve ser saboreado cru, depois de assado e por fim, cozido". Esta apologia ao peixe cru, deu fama a um confecção gastronomica, o Sushi.

Sushi - é um arroz avinagrado com uma cobertura ou recheio de marisco, peixe, vegetais.





Este link é igualmente interessante: http://youtu.be/I4vMelOsHfg

Espero que tenha gostado deste post dedicado à cultura japonesa.

Divirta-se :)***

5 comentários:

  1. obrigado pelo comentario deixado! a minha filha mais velha aprendeu a fazer sushi e adora! bom resto de semana

    ResponderEliminar
  2. portugalnocoração: Obrigada pela visita ao meu post. Eu também gostava de aprender a fazer sushi e outros pratos japoneses. Bom resto de semana. Bjnhos :)***

    ResponderEliminar
  3. O último link é para um vídeo que demonstra correctamente como criar aquele fantástico arroz.

    ResponderEliminar
  4. Vítor: Infelizmente só consegui colocar o link, pois não é permitido a publicação do vídeo. Por acaso é o melhor vídeo que demonstra como se faz correctamente o arroz. :)***

    ResponderEliminar
  5. Olá Paparoca, desconhecia a existência deste restaurante em S. Domingos. Obrigada pela dica. :)

    ResponderEliminar