segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Salada de Delícias do Mar com Milho e Iogurte

DSCN6571

Esta salada de delícias do mar com milho e iogurte foi o meu almoço e do provador num lindo dia de calor. Infelizmente este ano os dias de calor são um pouco escassos.

Nesta salada tenho como sugestão a adição de coentros picados. Deve adicionar os coentros picados com os alhos picados ao milho e às delícias do mar.

Pode utilizar milho congelado ou enlatado. Desta vez eu utilizei duas latas pequenas de milho (125g cada). Utilizei mostarda Dijon que comprei numa promoção no Lidl Smile

As delícias do mar foram descongeladas dentro do frigorífico. Não se deve descongelar alimentos à temperatura ambiente. Os alimentos devem ser descongelados à temperatura de refrigeração (0ºC a 4ºC) de modo a evitar o desenvolvimentos de bactérias patogénicas - bactérias (ex.: E.coli, Salmonella) que provocam doenças tais como intoxicações alimentares.

Na fase da descongelação, os alimentos devem ser colocados num recipiente (ex:. recipiente com uma grelha de plástico) que que impeça o contacto do líquido proveniente da descongelação com o alimento. O líquido da descongelação poderá ser um meio de contaminação microbiológica.




No vídeo podem visualizar um exemplo de grelha/rede que pode ser utilizada numa descongelação.

Pode igualmente descongelar os alimentos em água fria corrente (nunca em água quente). Nesta situação o alimento deverá encontrar-se num saco plástico fechado. Se o alimento for para consumo imediato, pode descongelar no microondas.

Atenção, os alimentos que foram descongelados têm de ser consumidos num prazo de 24 horas. Durante esse tempo têm de ser conservados no frigorífico. Não deve voltar a congelar um alimento que foi descongelado, ou seja recongelar.


Eis a receita:


Ingredientes (2 a 3 pessoas):
  • 250g Delícias do Mar
  • 300g de Milho
  • 3 Dentes de alho
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b. (nem sempre coloco pimenta)
  • 1 Iogurte natural
  • 1 Colher de sopa de mostarda (utilizei mostarda Dijon)
  • 2 Colheres de sopa de azeite (utilizei uma colher sopa de azeite e uma colher de sobremesa
Descongele as delícias do mar e desfie-as.
Caso utilize milho congelado, este deve ser cozido em água e sal. Depois de cozido, coloque o milho num passador de rede e passe este por água fria. Reserve o milho.
Descasque os dentes de alho e pique-os finamente e misture-os com o milho e as delícias do mar. Numa tigela envolva tudo suavemente.
Numa taça à parte prepare o molho, misture o iogurte com a mostarda e o azeite. Tempere com sal e pimenta. Sirva o molho com a salada.

Foi giro ver o provador, guloso como ele é, meter mais e mais molho e ao mesmo tempo ficar com um sorriso cada vez mais aberto, mas mais suado. Efeitos contraditórios do dijon!

2 comentários:

  1. Que receita fresquinha, mas o que mais gostei foi da rede de descongelação por acaso não sabes onde é possível encontrar algo do género?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. aprendereorganizar: Hello!! Já vi esta rede à venda numa loja na Baixa-Chiado em Lisboa (mas não me recordo do nome). Contudo existem vários site com vendas online, como por exemplo:

    http://orangeoriginals.com/pt/13-cozinha

    http://formasecores.pt/

    http://www.lekue.es/es/

    http://www.serva.pt/shop/pt/

    http://www.houseandgifts.pt/ (loja)

    O Continente por vezes tem produtos desta marca, mas nunca vi esta rede. Esta rede é da marca "Lekue". A marca "Lekue" possui produtos de plástico e de silicone muito originais e úteis.
    Espero ter ajudado. Bjnhos :)***

    ResponderEliminar