quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como congelar correctamente um alimento, em casa

 Há muito que as nossas mãe congelam alimentos. Na minha infância, os meus pais cultivavam legumes e outras culturas para nosso consumo. Havia uma arca só para congelar alimentos vegetais e outra só para a carne (os meus pais matavam porco, para consumo próprio).

Eu lembro-me de ver a minha mãe congelar quilos de tomates, pimentos, feijão e grão secos, entre outros alimentos.

Hoje em dia continua-se a congelar alimentos. Esta não é permitida na restauração ou outro tipo de indústria alimentar, só o podem fazer caso possuam equipamentos próprios, tais como abatedores de temperatura ou túneis de congelação. As arcas (iguais as que temos em casa), neste tipo de negócio, só são permitidas para a conservação de alimentos ultracongelados.


Em casa ao congelarmos alimentos devemos ter alguns cuidados, de modo a se evitarem o risco de contaminações. O equipamento que irá utilizar para congelar deverá ter 4 estrelas (****). Os equipamentos de frio com 3 estrelas (***) são somente para conservar alimentos já congelados (quando comprados).

Os alimentos que pretende congelar devem-se encontrar em boas condições.

Os produtos hortícolas devem ser lavados em água corrente e abundante. As partes que não pretende devem ser eliminadas. Antes de os congelar, deve proceder a um processo que tem por nome branqueamento (processo que vai destruir as enzimas responsáveis pela degradação/oxidação dos legumes). Li em diferente bibliografias vários tempos de mergulho dos legumes em água a ferver. Eu aprendi que basta um minuto. Aconselho de um a dois minutos. Seguidamente deve passar os legumes por água fria (um recipiente com água fria e gelo), de modo a parar o processo de cozedura e destruir a enzima.

O processo para congelar fruta é semelhante ao dos legumes. Mas atenção, a fruta congelada perde características na sua textura.

Caso pretenda congelar peixe, deve arranjar este, ou seja deve retirar as vísceras (limpar o peixe), escamá-lo e retirar a cabeça. Na carne, deve retirar a gordura em excesso, tendões e se conseguir os ossos.

Deve identificar os congelados com nome e data de congelação.

Na Internet encontrei estes dois vídeos que exemplificam muito bem quais os cuidados a ter ao congelar o alimento.


Segundo vídeo:

Espero ter ajudado Smile

:)***

3 comentários:

  1. muito util. aprendo imenso contigo
    obgrigada mais uma vez

    ResponderEliminar
  2. Carla Vicios e Sabores: Ainda bem que ajudou. Bjnhos :)***

    na america profunda: Obrigada. Muito obrigada, é bom saber que ajudo. Bjnhos :)***

    ResponderEliminar