sábado, 14 de julho de 2012

Bacalhau

By Sitomon (Oporto) [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons
O bacalhau é um peixe adorado pela maioria dos portugueses. É um peixe que não é pescado nas nossas águas e mesmo assim temos mais de mil receitas com bacalhau.

Confesso que adoro bacalhau. Utilizo bacalhau demolhado congelado, mas o meu favorito é o bacalhau seco, contudo é necessário saber escolhe-lo e demolha-lo.

Um forma de verificar se o bacalhau está bem seco, é pegá-lo pela cauda e este deve se manter firme e sem se dobrar. Se por ventura, o bacalhau se dobra, não está bem seco. Isto é apresenta uma elevada percentagem de água. O bacalhau deve ter uma cor clara e uniforme, não deve apresentar manchas vermelhas e/ou cinzentas, não deve ter vestígios de humidade. Caso tenha um cheiro desagradável deve rejeitá-lo.

Como demolhar o bacalhau:
  1. Lave as postas para lhes retirar o sal;
  2. Coloque-as num recipiente com água, colocando sempre a pele virada para cima. Deste modo o sal depositar-se-à no fundo;
  3. Mude a água várias vezes.
  4. Para se saber se o bacalhau está pronto, prove um pouco nas duas últimas mudas de água.

Para congelar o bacalhau:
  1. Primeiro deve dessalgá-lo. Deixe escorrer durante pelo menos 2 horas (em ambiente refrigerado);
  2. Coloque o bacalhau em sacos de plástico e bem fechado. Identifique com uma etiqueta o saco, com a data de congelação. Não deve congelar mais de 1 a 2 meses.
Deixo dois vídeos com receitas de bacalhau, espero que goste.



Bom apetite!!! : ) ***





Sem comentários:

Enviar um comentário