quarta-feira, 18 de julho de 2012

Filetes de Peixe com Legumes no Forno


 Eis uma excelente opção quando existem várias bocas a alimentar. Como peixe utilizei filetes de peixe-gato, como legumes optei por brócolos, cenouras e ervilhas. A massa é esparguete. Pode substituir o esparguete por massa à sua escolha. Eu gosto imenso de esparguete, macarrão ou cotovelo grande. Os legumes são à sua escolha, assim como a quantidade destes.

Ingredientes (3 Pessoas):

  • 3 Filetes de peixe-gato;
  • 5 cenouras médias;
  • 400g de brócolos congelados;
  • 1 chávena de chá e meia de ervilhas congeladas;
  • Massa esparguete (para 3 pessoas);
  • Água q.b.;
  • Molho Bechamel de compra (utilizei um com menos gordura).
  • Azeite para os filetes e 1 colher de café para a cozedura da massa;
  • Sumo de um limão;
  • Sal q.b.;
  • Pimenta preta moída no momento q.b.

Na véspera à confecção, coloque para descongelação os filetes de peixe num tabuleiro com uma grelha/rede, dentro do frigorífico.
Os filetes depois de descongelados, devem ser temperado com sal fino, pimenta preta moída no momento e sumo de um limão. Reserve uma a duas horas o peixe (dentro do frigorífico).
À parte prepare as cenouras, descasque, lave e corte-as em pequenas tiras.
Num tacho com água a ferver, temperada com sal, coza a cenoura e o esparguete ao mesmo tempo. Adicione uma colher de chá à água (o azeite impede que a massa se cole).
Quando a massa estiver quase cozida, adicione os brócolos e as ervilhas. Deixe cozinhar mais um a 3 minutos. Escorra a água da massa e dos legumes, e reserve.
Retire os filetes do frigorífico. Escorra a marinada do peixe.
Ligue o forno a 180ºC.
Numa frigideira com um pouco de azeite cozinhe os filetes de peixe. Reserve o peixe.
Numa travessa de levar ao forno, coloque um pouco de molho bechamel do fundo.
Por cima do molho, adicione a massa com os legumes. Regue estes com molho bechamel. Junte os filetes de peixes e por cima destes, regue com molho bechamel.
Leve ao forno e sirva quente ou morno.

Etapas na elaboração:
Filetes no tabuleiro com a rede
Filetes temperados
Massa e a cenoura a cozer
  

Adição do brócolos
Adição das ervilhas



Filetes confeccionados
Adição do molho de bechamel na travessa de ir ao forno
 



Antes de ir ao forno
 



Bom apetite!!! Plate
: )  ***

1 comentário:

  1. Minha amiga querida, estou em falta com você, gostaria de poder retribuir mais aos amigos que sempre me visitam e vc é uma querida, sempre me dando motivos para manter nossa amizade, desculpe mesmo, vc merece muito mais de mim, ando com falta de tempo crônica, já ouviu falar? hehe, acho que é geral, amei essa postagem, amo peixe, e me deu água na boca, eu não conheço essa espécie, mas vou até investigar se tem por aqui, não sou muito entendida, pode até ser comum e eu não saber. bjos e muito obrigada pelo teu carinho, vou vir mais aqui e verificar se caso vc não estiver na minha lateral vou colocar, assim é mais fácil de acompanhar as postagens, bjo grande, flor.

    ResponderEliminar