segunda-feira, 9 de julho de 2012

Peixe

O tema de hoje é o Peixe.

O peixe é rico em proteínas de alto valor biológico, água e pouca gordura, comparando com a carne. Embora o valor proteico seja semelhante. Quase todos os peixes são ricos em vitaminas do complexo B. Penso que já ouviu falar em peixes gordos e peixes magros. Os peixes gordos são ricos em vitaminas lipossolúveis e contêm um elevado teor em iodo (um minenal essencial para o funcionamento da tiroide). Estes peixes são ricos em ácidos gordos, ómega-3. O ómega-3 é excelente para nos proteger de problemas circulatórios e cardíacos. Temos como peixes gordos o atum, a cavala, o cherne, a anchova, a sardinha, o salmão, entre outros.

Os peixes magros são os mais fácil digestão, contudo são menos ricos em vitaminas e calorias. A gordura destes peixes está armazenada no fígado. Como peixes magros, temos o bacalhau, o carapau, a dourada, a corvina, o linguado, o robalo, o tamboril, a má amada pescada, entre outros.

Ao comprar peixe deve ter alguns cuidados, tais como:

  • Caso seja peixe congelado, deve verificar se a embalagem está bem fechada, sem cristais de gelo;
  • Caso opte por peixe fresco, este deve ter um cheiro fresco a maresia (rejeite peixe com um odor intenso ou a amoníaco). O olhos devem ser brilhantes, côncavos, salientes. As guelras devem ser vermelhas, húmidas e brilhantes. As escamas devem estar aderentes. A carne do peixe deve estar rija e firme.
Ao descongelar o peixe, deve teve o cuidado de o efectuar em ambiente refrigerado. Retire o peixe da embalagem e coloque-o num tabuleiro com uma rede/grelha, de modo a impedir o contacto do peixe com a água da descongelação. Nunca descongele com água quente e/ ou à temperatura ambiente.

Vou deixar 3 vídeos diferentes. No primeiro vídeo, pode aprender como retirar a espinhas do peixe . No segundo, explica como grelhar filetes de peixe. No último, pode ver como assar um peixe(este vídeo tem um pormenor que não concordo, a srª prova o peixe e volta a utilizar os mesmos talheres para retirar a espinha). Contudo o vídeo é excelente.




Bom apetite!!! : ) ***

1 comentário:

  1. Ui e eu que descongelo a temperatura ambiente e sem a rede... gosto muito do teu blog aprendo imenso
    bjinhos

    ResponderEliminar