segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Polvo com Batatas no forno



Gosto imenso de polvo e aproveito todas as promoções para comprar polvo. Adoro salada de polvo, tarte de polvo, arroz de polvo, enfim...de todas as formas e sabores.
Felizmente a minha sogra ofereceu-nos há tempos uma panela de pressão, o que facilita imenso, a cozedura do polvo, poupamos energia e tempo :)  Geralmente cozo o polvo com tomate e folhas de louro. Desta vez, só tinha tomate cereja, foi o que utilizei. Não coloco sal, porque o polvo já possui algum sal. Rectifico o sal, após a cozedura, geralmente nunca precisa. A água da cozedura pode utilizar para fazer arroz.
Esta refeição consiste numa simples salada de polvo cozido, com tomate cereja (biológico), coentros e um pouco de azeite. Caso pretenda, pode juntar 1/2 cebola muito bem picada. 
As batatas foram feitas no forno, para enriquecê-las fiz uma mistura de várias especiarias (oregãos, pimentão doce, alho em pó, alecrim seco picado) e azeite. Não é a primeira vez que faço este tempero. Tirei a ideia de uma receita do "Margão". Fica uma delicia.

Ingredientes:
  • 1 Polvo congelado , não me recordo a quantidade :(  
  • 450g de Batatas pequenas cortadas aos quartos (com casca)
  • 2 Cebolas roxas
  • Azeite
  • 2 Folhas de Louro grandes
  • 3 Colheres de sobremesa de oregãos secos
  • 3 Colheres de sobremesa de alho em pó
  • 3 Colheres de sobremesa de pimentão doce
  • 3 Colheres de sobremesa de alecrim seco picado
  • Tomate q.b (para temperar a água da cozedura do polvo)
  • Tomate Cereja para a salada de polvo
  • Coentros para a salada de polvo
  • Sal q.b.
Na panela de pressão coloque o tomate, folhas de louro, polvo e a água. Leve a panela ao lume, de modo a cozer o polvo.
Ligue o forno a 200ºC. Descasque, lave e corte em meias luas, as cebolas roxas. Lave muito bem as batatas, de modo a eliminar alguma terra. Corte as batatas aos quartos.
Numa travessa de ir ao forno, coloque as meias luas da cebola roxa e as batatas.
Noutro recipiente prepare a mistura de especiarias. Coloque o azeite (coloquei a olho) em quantidade, quanto baste, os oregãos, o pimentão doce, o alho em pó, o alecrim e misture bem. Adicione a mistura por cima das batatas e cebolas, mexa muito bem. Tape a travessa com uma folha de alumínio (retire a folha de alumínio da travessa ao fim de 30 a 40 minutos de cozedura das batatas). E leve ao forno durante 40 a 55 minutos, até as batatas estarem bem cozidas.
Quando o polvo estiver cozido, retire-o da água. Corte-o em pequenos pedaços. E deixe arrefecer uns minutos. Lave e corte os coentros. Lave os tomates cereja e corte-os ao meio ou em quartos. Numa saladeira, coloque o polvo, os coentros e o tomate. Tempere com um pouco de sal, muito pouco e azeite. Misture tudo.
Quando as batatas estiverem assadas, retire-as do forno. 
Emprate as batatas com a salada de polvo e com outra salada a seu gosto (caso pretenda).

NOTA: Para cozer o polvo, para além do tomate e as folhas de louro, pode acrescentar uma cebola cortada ao meio. Fica mais saboroso. Por vezes, substituo as folhas de louro, por 3 a 4 grãos de pimenta preta.

Algumas fotos:
Panela de pressão para cozer o polvo
Batatas por assar e a mistura de especiarias


Batatas e cebolas temperadas com a mistura de especiarias
Travessa tapa com o papel de alumínio


Polvo confeccionado

                                           

         

Bom Apetite :)***







Sem comentários:

Enviar um comentário